Filhos – 8 batalhas que deveríamos ter com eles

Anúncios
Anúncios

Criar nossos filhos é desafiador e para nós Matriarcas o desafio é ainda maior, pois muitas vezes essas batalhas serão sozinhas, mas não podemos fugir das batalhas diárias que essa convivência apresenta, por isso precisamos ter discernimento para saber escolher quais queremos e devemos enfrentar com eles.

Aqui estão 8 batalhas que com certeza valerá muito a pena você escolher para ter com seus filhos:

1. A batalha diária da leitura:

Ajude seus filhos a fazer da leitura um hábito e tornar esse momento prazeroso. Talvez você esteja se questionando o por que de ter que fazer isso? E Eu te respondo: Pelo simples fato que a leitura faz bem, pois ela melhora a concentração, a memória, a empatia e a capacidade de comunicação das pessoas.

Anúncios
Anúncios

Ela também pode reduzir o estresse, melhorar a saúde mental e nos ajudar a viver mais. Ao lermos, também aprenderemos coisas novas que nos ajudarão a ter sucesso em nosso trabalho e relacionamentos.

Um hábito simples e poderoso, por isso Matriarca, estimule seus filhos a lerem pelo menos 10 minutos por dia.

Filhos-8-Batalhas-Que-Deveríamos-Ter-Com-Eles
Fonte: Canva

2. A batalha para nossos filhos observarem as coisas simples da vida:

Vá com eles apreciar e sentir o ar livre que tem na rua. A natureza é mágica e nos mostra coisas que a correria do dia a dia não nos permite. Além disso, há vida nos esperando do lado de fora.

E o mais importante ainda, a natureza está cheia de coisas que estão em falta em nosso mundo: tranquilidade, leveza, suavidade, novas descobertas, paz, alegria…

3. A batalha do trabalho:

Crie tarefas para que te ajudem no trabalho de casa. É triste quando vejo as Matriarcas, sobrecarregadas e seus filhos são incapazes de levantar um dedo em casa. Não anule o poder que um trabalho doméstico pode ensinar para eles, não crie a crença em você que precisa poupar seu filho das tarefas de casa, existem princípios de vida inestimáveis escondidos ​​que eles só conseguirão aprender com um esfregão na mão. Deixe o suor ser seu professor.

4. A batalha pela alimentação saudável e em família :

Organize os horários das refeições e faça com que as refeições sejam em família.

Refeições juntas são uma pausa física extremamente necessária para desacelerar a mente e recuperar o valor desse momento, o qual tem a capacidade de construir memória afetivas em todos da família.

Não permita que a ocupação sacrifique esse costume. Comer juntos é construir um hábito que nada é mais importante do que a família. E comer saudável juntos.

5. A batalha contra o tédio:

Talvez a mais difícil de se travar, mas a pandemia veio para nos ensinar que todos nós precisamos aprender a conviver com o tédio.

Por isso não coloque em suas mãos o celular para que se ocupem… Nossos filhos precisam desse tempo ocioso para alimentar a sua criatividade, ele é uma habilidade que deve ser desenvolvida corretamente, para que nossos filhos aprendam a conviver com ele e não busquem no celular o alívio que necessitam… 

Faça-os sentirem prazer por outras coisas, e não apenas no celular, pois pode se tornar um vício e fácil de ser descartado.

Impulsione-os a praticarem esporte em grupo, isso ajuda a ter disciplina, aprendem errar, impõem limites, aprendem que perder faz parte da vida. Com o celular se eles perdem, desligam e seguem, mas na vida não é assim, precisam aprender que a cada derrota vem um aprendizado.

Peça ajuda quando estiver dirigindo. Filho está vindo carro? A mamãe pode entrar? Qual a cor do sinal? Posso seguir? Qual a cor do veículo da frente? Assim o caminho fica mais divertido. Use a estrada, para instigar a sua imaginação, procurem coisas, como pássaros, animais e outros itens. Infelizmente, sem perceber, alienamos nossos filhos e depois achamos ruim a colheita, pois esquecemos que a plantação foi feita por nós mesmos.

6. A batalha de conversas constrangedoras:

Não tenha vergonha de ter conversas constrangedoras com seus filhos. Fale naturalmente com eles sobre sexo, namoro, imagem corporal, princípios e valores… Seus filhos vão querer enfiar a cabeça num buraco, e no início podem até querer fugir do assunto e você, vai gaguejar, suar frio, mas aos poucos vão criando uma intimidade linda e uma cumplicidade forte.

Você também já foi jovem, então não esqueça que eles também têm curiosidades ou pontos de vista, e precisam aprender lições e ter sabedoria para não se tornarem refém das ideias dos outros, precisam ter as suas próprias verdade baseadas nos princípios e valores que a sua família formou nele.

7. A batalha de estabelecer Limites com nossos filhos:

Aprender a ter e respeitar limites é uma habilidade valiosa para a vida, que seus filhos precisam desenvolver. Sabemos que muitos problemas adultos surgem da incapacidade que muitos de nós temos em não aceitá-los.

Por isso impor limites saudáveis é fundamental para criarmos filhos saudáveis, então não tenha medo de limitar o uso do celular, de limitar alimentos que farão mal para sua saúde, de limitar horários e tarefas diárias, isso é bom e não vai matar nossos filhos.

8. A Batalha pela empatia e pela diversidade.

Precisamos desde cedo ensinar nossos filhos a respeitar as diferenças. Todas elas, de crença, econômica, cultural, de condições físicas, etc. Precisamos fazer com que ele tenha a capacidade de se colocar no lugar do outro. E a melhor maneira para eles assimilarem esse aprendizado é olhando nossas atitudes, pois serão elas que irão criar o sentimento dentre deles de querer fazer o mesmo que nós.

Como Matriarcas precisamos viver uma vida leve, por isso é fundamental que saibamos escolher as nossas batalhas. Não é fácil, mas vale a pena lutar, pois será em benefício de nossos filhos.”