Como fazer uma alimentação saudável na correria
Por mais que você tente, nem sempre é possível preparar uma alimentação saudável. Muitas vezes não temos tempo ou energia para passar horas preparando pratos repletos de nutrientes.
Também não é fácil manter um plano de dieta quando você está ocupada correndo de uma reunião para a outra. Às vezes, é mais fácil pegar comida na corrida. Mas o problema é que essa comida nem sempre é um alimento saudável.
Como sabemos como é a rotina de uma matriarca e o quão importante é a sua saúde, reunimos algumas dicas práticas para ajudá-la a fazer escolhas alimentares saudáveis em qualquer lugar.
1. Seja honesta consigo mesma
Tal como acontece com qualquer novo hábito ou mudança de estilo de vida, a primeira coisa que você tem que fazer é ser honesta consigo mesma sobre algumas coisas.
Tenha uma conversa aberta e séria sobre como é sua rotina, olhe sua agenda e avalie seus dias mais movimentados.
Estes provavelmente serão os dias que você não terá tempo para preparar refeições saudáveis. Assim, você precisará se organizar e fazer alguns lanches saudáveis, para que você possa simplesmente pegá-los na correria.
Outra coisa que você tem que ser honesta é sobre os tipos de alimentos que você come. Felizmente, agora vivemos em uma época em que quase qualquer alimento pode ser saudável.
Desejando um hambúrguer? Experimente um hambúrguer vegetariano ou use alface em vez de hambúrgueres. Precisa de um pouco de chocolate em sua vida? Pegue uma barra de chocolate meio amargo, de preferência 70%..
Entender o que gosta e o que não gosta de comer pode ajudar muito a fazer escolhas alimentares saudáveis, mesmo estando fora de casa.
2. Obtenha as ferramentas certas para fazer uma alimentação saudável
Fazer escolhas alimentares saudáveis não é apenas saber o que comprar no supermercado. Trata-se também de obter ferramentas e materiais adequados para ajudar a tornar o processo mais fácil.
Por exemplo, duas ótimas compras são caixas para viagem e lancheiras. Basta enchê-los na noite anterior. Então, basta pegá-los da geladeira, colocá-los em sua bolsa, e você estará pronto para o dia.
Para cozinhar em quantidade, considere investir em um bom forno, panela elétrica ou panela de barro. Cada um desses utensílios de cozinha é garantido para tornar a preparação da refeição rápida e sem complicações. Basta adicionar os ingredientes, definir o temporizador e deixá-los fazer o trabalho.
3. Pense no futuro
Por que não tirar algumas horas do seu fim de semana para organizar uma alimentação saudável para a semana agitada à frente?
Você pode preparar um cardápio na sua agenda ou você pode aproveitar a tecnologia de hoje e baixar um dos muitos aplicativos de planejamento de refeições disponíveis. Esses aplicativos ajudam você a agendar refeições, preparar listas de compras e até mesmo ajudá-la a gerenciar seu orçamento.
Outros benefícios de usar um cardápio para sua alimentação saudável são:
- Se concentrar apenas nos itens da sua lista de compras, para que você compre apenas o que precisa
- Buscar ideias de receitas novas e nutritivas
- Dar uma pausa no estresse pensando todo dia com o que vai comer ou quanto tempo vai levar para preparar
- Calcular a quantidade de carboidratos, gorduras, proteínas e outros nutrientes que você deve consumir a cada dia
4. Escolha com sabedoria
É difícil escolher uma alimentação saudável quando você está comendo fora ou passando por um drive-thru. No entanto, a boa notícia é que agora quase todos os lugares de fast-food têm muitas opções de alimentos saudáveis para escolher.
Graças à crescente demanda de pessoas procurando por alimentação saudável, as cadeias de fast-food optaram em adicionar alguns desses itens saudáveis.
Caso não encontre essas opções saudáveis no lugar que está fazendo sua refeição, tente estas dicas:
- Escolha os tamanhos de porção menores
- Opte por uma salada em vez de batatas fritas
- Escolha o frango grelhado em vez de frango frito ou peixe ao invés de carne vermelha.
- Peça água, refrigerante diet ou café ou chá sem açúcar
5. Seja uma lancheira inteligente escolhendo uma alimentação saudável
Às vezes, estamos tão cheias de trabalho que não temos tempo para comer. Então pegamos o que vem na nossa frete, um saco de batatas fritas, um pedaço de torta ou uma barra de chocolate com um zilhão de calorias.
Claro, isso vai saciá-la por cerca de 15 minutos, mas por eles serem carregados com carboidratos, seus níveis de açúcar no sangue vão aumentar. Logo, não será capaz de manter a concentração em seu trabalho, pois vai bater aquela famosa vontade de tirar uma soneca.
Para evitar passar por tudo isso, aprenda a fazer lanches de forma inteligente. Isso significa escolher lanches que a mantenham satisfeita por mais tempo e sem serem carregados de carboidratos, sódio e gordura.
Abaixo está uma lista de alguns lanches nutritivos que você pode carregar em uma lancheira. Do doce ao salgado, esses lanches deliciosos garantirão que você sempre escolha uma alimentação saudável.
- Mistura de trilhas
- Nozes, amêndoas, castanhas de caju, amendoim e grão de bico torrado
- Legumes picados
- Fruta cortada ou inteira
- Bolos de arroz e granola
- Iogurte congelado
- Barras de proteína sem açúcar
- Sanduíche Natural
Use sua criatividade e busque sempre que possível optar por uma alimentação saudável, pois essa atitude vai ajudar você a vivenciar na prática o autocuidado consciente e criar esses novos hábitos.