8 Técnicas para controlar a raiva em situações difíceis.
Mas como conseguimos controlar a raiva em nossa mente e nossas ações antes que ela nos sufoque e leve com ela o nosso melhor?
Infelizmente o mundo acelerado e estressante tem feito as pessoas perderem a paciência e transformarem muitas vezes uma simples opinião em uma tempestade num copo d’água.
Existem situações que nos fazem sair dos trilhos, pois não podemos acreditar que eles fizeram isso e temos a sensação de que todas as pessoas voltaram-se contra nós naquele momento.
O primeiro pensamento que surge é reagir na mesma moeda, aproveitando a raiva que flui através de nós para atacarmos. Sem conseguir controlar a raiva, parece que vamos nos transformando em outra pessoa, pois palavras e ações que machucam acabam sem querer saindo da nossa boca.
Chega ser assustador o poder que a raiva consegue ter sobre nós se não aprendermos a controlá-la.
Espere um minuto. Não pode. Não somos essa pessoa. Não queremos SER essa pessoa. Somos melhor do que isso.
Para ajudar nossas leitoras, juntamos 8 técnicas simples, porém poderosas, que nos ajudam a controlar a raiva e que com certeza irão te ajudar a entender um pouco mais suas emoções e assim ter mais controle quando uma situação difícil aparecer, com certeza vai conseguir manter o controle para a raiva não tentar extrair e levar com ela o seu melhor.
1- Dê um passeio ao ar livre para conseguir controlar a raiva
O ato físico de caminhar, sair e sentir o ar puro no rosto, vai ajudar a diminuir a adrenalina, dando-lhe uma mudança de cenário perturbadora.
E funciona ainda mais se você estiver se afastando da pessoa ou situação que fez sua raiva aflorar. Às vezes, tudo o que precisamos é nos conectarmos com a natureza.
2- Preste atenção nos seus músculos quando a raiva surgir
Como caminhar, o exercício é bom. Além disso, a raiva tende a apertá-la, e muitas vezes dá a sensação de sufocá-la, então um bom alongamento, ou até mesmo uma melhor prática de relaxamento muscular progressivo, vai ajudar a derrubar essa tensão.
3- Como controlar picos de raiva
Pense algo para que saiba como controlar picos de raiva, escolha uma frase ou mantra de estimação que a acalme. Foque o seu pensamento nessa frase e diga ela várias vezes na sua mente, com calma e intencionalmente para colocar as suas emoções e os seus pensamentos em outro lugar.
4- Pratique a Visualização
Fuja para outro lugar. Retire-se da situação que a deixou furiosa e encontre um lugar tranquilo onde você possa visualizar algo pacífico.
Construa na sua mente um ambiente mais calmo, com o máximo de detalhes que puder para torná-lo o mais real possível.
Respire pausadamente e permaneça nesta visão até sentir que a raiva está diminuindo e você está se acalmando.
5- Transforme a raiva em algo bom para você e para o mundo
Pegue sua raiva e transforme-a em algo bom. Como você pode usar isso para mudar uma situação que não estava conseguindo?
Use a energia e a força dessa raiva para dar um passo nos seus objetivos. Voluntário. Envolva-se em boas ações, faça voluntariado, ajude sua comunidade e faça do mundo um lugar melhor.
6- É possível controlar a raiva?
Com certeza é possível controlar a raiva e uma ótima maneira é escrever em um diário sobre esses sentimentos, isso vai ajudá-la a entender e trabalhar com suas emoções, pois provavelmente na próxima vez que passar por uma situação parecida ou que a raiva tomar conta de você, vai conseguir ter mais controle.
Entender qual foi o gatilho que desencadeou esse sentimento, irá ajudar você a remodelar a sua reação completamente.
7- Mudar de perspectiva
Pode ser difícil usar a empatia quando você está chateada. Mas se você puder se colocar no lugar do outro e ver as coisas através da perspectiva dele, isso pode ajudá-la a se acalmar, controlar a raiva e ter uma resposta mais amorosa.
Na maioria das vezes a raiva vem de uma incompreensão da situação, de uma interpretação errada das palavras ditas.
8- Trabalhe o Perdão
Esta técnica se enquadra no nível de especialista de gerenciamento da raiva. Ao ser a pessoa maior e perdoar o outro, você descobrirá que não tem mais motivos para ficar brava.
A chave para tudo isso é simples: não deixe a raiva assumir o controle das suas ações, seus pensamentos e seus sentimentos.
A última coisa que precisa nesse momento de raiva, é que ela domine suas emoções e você caia sob o poder da emoção negativa. Faça o possível para controlar a raiva, use-a para fazer algo bom ou deixe-a ir completamente.
No final, é tudo entre você com você mesma, e pode ter certeza, o sentimento que vai dominar você, por ter feito isso, te deixará muito mais feliz que a sensação de sentir raiva.