6 razões pelas quais é importante abraçar suas imperfeições
Parece uma guerra onde todas estão empenhadas em eliminar ou resolver as suas imperfeições em um piscar de olhos, principalmente nas mídias sociais, onde os filtros se tornaram uma febre para conscientemente acreditarmos que eles podem curar tudo ao mostrar a vida perfeita pelas telas.
Entramos em uma época que qualquer nível de imperfeição está sendo intolerável, e algumas de nós passam a olhar para o fracasso como uma catástrofe e não como algo que pode acontecer na vida de qualquer pessoa.
E ao invés de focar no aprendizado dessa situação, se apegam no caos e nas imperfeições e sem se dar conta vão entrando lentamente no ciclo da infelicidade e da insatisfação diária enquanto observam a miragem da perfeição se afastar cada vez mais.
Como aceitar as imperfeições?
Parece meio óbvio o que vamos escrever, mas só existe uma maneira de aceitar as suas imperfeições e seguir sua jornada. Comece a se amar mais, se aceite como você é, abrace suas imperfeições e busque melhorá-las, uma de cada vez, sem ficar com um chicote nas mãos, mas acolhendo suas sombras e focando no que realmente tem o controle.
Aqui estão seis boas razões que te farão parar de perseguir a miragem da perfeição para começar a viver uma vida com mais leveza.
1. Você fica focada no que é importante
As matriarcas perfeccionistas tendem a descarrilar, literalmente sair dos trilhos, pelo menor erro ou por uma coisa pequena que não dá certo. Elas agonizam com detalhes; eles ficam no seu caminho.
Se você ficar de olho no que deseja alcançar, não em algum ideal inatingível, será muito mais provável que você atinja seus objetivos.
2. Você se sentirá mais leve e feliz
Fazer as pazes com suas imperfeições alivia você instantaneamente de tudo que torna sua vida estressante.
Seu Crítico Interior pode se levantar e colocar os pés para cima, permitindo que você relaxe e continue com sua vida, com a deliciosa sensação de liberdade de não se sentir bem o suficiente.
Livre da necessidade de ser vista como perfeita, você se sentirá muito mais feliz e animada com quem você é e com o que você tem.
3. É mais fácil ficar no presente aceitando as imperfeições
Se você se aceita por quem você é, torna-se muito mais fácil permanecer no presente e se sentir grata por sua vida.
Em vez de perseguir ansiosamente objetivos futuros ou se bater por erros do passado, você pode se sentir confortável com o aqui e agora, sabendo que está fazendo o seu melhor.
Quando foca no presente, consegue apreciar mais o dia e perceber os pequenos milagres divinos que são colocados na sua frente.
4. Você será mais compassiva
Uma vez que você pare de se julgar por cada coisa que acredita ter feito de errado, você achará mais fácil ser mais gentil e compassiva com outras pessoas.
Você se tornará mais paciente e não ficará irritada com peculiaridades ou hábitos onde anteriormente você poderia ter reagido.
Abraçar as imperfeições faz com que você seja muito menos reativo em todos os aspectos.
5. Seus relacionamentos vão melhorar
Ser uma pessoa mais receptiva fortalecerá seus relacionamentos com a família, amigos e colegas. Aceitar que a imperfeição e os erros são uma parte normal da vida significa que você se torna muito menos orientada pelo ego e julga menos.
Você começa a entender que só é bom para mim, se não for interferir na vida do outro. E pode até se tornar um modelo para os outros seguirem, pois é vista com mais amorosidade.
6. Você tem uma perspectiva diferente sobre a vida
Uma vez que você aceite que falhas e erros são normais, e fazem parte da experiência humana, você será mais resiliente e confiante. Você se torna mais consciente e passa a entender que a vida não é tudo sobre você e sim sobre o todo.