Substituir maus hábitos por bons hábitos funciona?
Maus hábitos são uma parte frustrante e persistente da vida. Eles podem impedi-la de alcançar seus objetivos e levar a consequências negativas em sua vida pessoal e profissional.
Um fator no sucesso de substituir maus hábitos por bons hábitos é entender o que está impulsionando o mau hábito. Quer você esteja ciente disso ou não, os maus hábitos geralmente servem a um propósito específico ou atendem a uma necessidade.
Geralmente o mau hábito nasce para aliviar o estresse, o tédio ou a ansiedade (ou qualquer que seja o seu problema). E quando decidimos pará-lo ou apenas substituí-lo por um novo hábito, sem entender a causa real que nos levou a desenvolver esse mau hábito, podemos estar mascarando esses problemas.
Precisa encarar o problema de fato para que os maus hábitos sejam substituídos corretamente por bons hábitos
Mas isso só vai mascarar e piorar o problema original, então você pode se concentrar no mau hábito e simplesmente pará-lo sem entender a causa raiz. Se você fizer isso, pode fazer com que você implemente o bom hábito errado para substituir o mau hábito, fazendo parecer que a substituição de maus hábitos não funciona.
O problema é que, se você não abordar o problema subjacente que causa o mau hábito, continuará a ter o gatilho para o hábito. Devido a isso, você pode se esforçar para manter o bom hábito porque não está cumprindo a necessidade original que o mau hábito alivia.
Para descobrir o que está causando seu mau hábito, faça a si mesmo algumas perguntas:
- Que necessidade ou desejo o mau hábito está satisfazendo?
- Que emoções ou sentimentos eu experimento antes, durante e depois do mau hábito?
- Que situações ou ambientes desencadeiam o mau hábito?
- Quais são as consequências ou os custos do mau hábito?
Responder a essas perguntas oferece uma visão sobre a causa raiz do seu mau hábito e ajuda a identificar possíveis soluções.
Estratégias para identificar e resolver maus hábitos
Você pode usar várias estratégias para descobrir a causa raiz do seu mau hábito e encontrar uma solução. Vejamos alguns deles.
- Mantenha um diário: Anote seus pensamentos, sentimentos e ações em torno do mau hábito. Isso pode ajudá-lo a identificar padrões e gatilhos para o hábito.
- Procure apoio: Converse com um amigo, membro da família ou terapeuta de confiança sobre seu mau hábito e os desafios que você está enfrentando. Eles podem ser capazes de oferecer insights e sugestões para abordar a causa raiz do hábito.
- Experimente diferentes estratégias: Tente diferentes abordagens para lidar com o mau hábito e veja o que funciona melhor para você. Isso pode ser assumir um novo hobby para aliviar o estresse em vez de fumar, ou encontrar uma maneira saudável de lidar com o tédio, como dar um passeio ou ler um livro.
Substituir maus hábitos por bons é um desafio. Mas libertar-se de padrões negativos e criar mudanças duradouras em sua vida é possível. Você deve entender a causa raiz do seu mau hábito e encontrar estratégias eficazes para abordá-lo. Fazer isso irá prepará-la para o sucesso na adoção de hábitos saudáveis e positivos para substituir os maus hábitos.
Lembre-se de ser paciente consigo mesma e não desanime se encontrar contratempos. Com persistência e comprometimento, você pode quebrar maus hábitos bons hábitos e se superar para alcançar seus objetivos.
Quebrando maus hábitos – bons hábitos
Começar o processo para ir quebrando maus hábitos – bons hábitos pode ser um processo desafiador e muitas vezes frustrante. Pode ser fácil cair do vagão e voltar aos velhos hábitos. Mas é vital lembrar que os contratempos são uma parte normal do processo e podem realmente ser uma oportunidade de crescimento e melhoria.
Aqui estão várias etapas que você pode seguir para planejar contratempos e voltar aos trilhos.
Perdoe-se
É importante ser gentil consigo mesmo quando você experimenta um revés. Não se espanca ou se debruce sobre o erro. Em vez disso, reconheça que é uma parte normal do processo e siga em frente.
Faça uma pausa
Às vezes, um revés acontece apenas porque você está se sobrecarregando. Muitas vezes você pode corrigir as coisas indo para uma caminhada, ou trabalhando em outra coisa e voltando ao problema com uma mente clara. Planejar pausas frequentes ajudará você a minimizar o número de contratempos que você experimenta.
Avalie o que aconteceu – bons hábitos maus hábitos
Tire algum tempo para refletir sobre o que levou ao revés. Por exemplo, você teve um dia particularmente estressante que tornou mais difícil manter seus hábitos? Você foi pego em uma situação social que dificultou a resistência à tentação? Entender a causa raiz e os gatilhos em torno do revés ajudará você a desenvolver estratégias para evitar que isso aconteça novamente.
Estabeleça metas específicas e alcançáveis
Objetivos claros mantêm você focado e motivado à medida que supera os contratempos. Certifique-se de definir metas que sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo limitado (SMART).
Seja flexível e adaptável
Os contratempos são uma parte normal da vida. É de vital importância ser flexível e adaptável diante deles. Se algo não estiver funcionando, esteja disposto a ajustar seu plano e tentar algo novo.
Encontre mecanismos de enfrentamento saudáveis
O estresse contribui principalmente para contratempos, por isso é imperativo encontrar maneiras saudáveis de gerenciá-lo. Escolha opções saudáveis que comprovadamente funcionem, como exercícios, meditação ou conversar com um terapeuta.
Reiniciar bons hábitos maus hábitos
Não deixe que um revés desencoraje ou atrapalhe completamente o seu progresso. Em vez disso, use-o como uma oportunidade para começar de novo. Defina um novo objetivo e faça um plano para alcançá-lo. Não se preocupe com quanto tempo levará – apenas concentre-se em dar pequenos passos na direção certa.
Procure apoio para quebrar maus hábitos
É útil ter alguém com quem conversar ao tentar quebrar um mau hábito. Um amigo ou membro da família que seja solidário e compreensivo pode encorajá-la e ajudá-la a permanecer motivado. Você também pode considerar participar de um grupo de apoio ou trabalhar com um treinador ou terapeuta para ajudá-lo a superar seus desafios.
Mantenha-se positiva bons hábitos maus hábitos
Ficar desanimada durante um revés é comum, mas permanecer positiva e se concentrar em seu progresso é importante. Lembre-se de que a mudança leva tempo e não há problema em ter contratempos ao longo do caminho.
Planejar contratempos é uma parte importante da quebra de maus hábitos. Você pode superar contratempos e progredir em direção aos seus objetivos perdoando a si mesma, avaliando o que aconteceu, reiniciando e buscando apoio.
Portanto, não desanime – continue avançando e você verá a sua evolução mais cedo do que imagina e viverá uma vida melhor quando começar a implementar micro hábitos positivos.