A amargura da separação está tirando o seu melhor?
Recuperar sua vida após a separação pode ser desafiador, especialmente quando você tem mais de 40 anos. Há questões financeiras, familiares e logística que nos deixam exaustas, imaginando se algum dia seguiremos em frente e nos sentiremos felizes novamente.
Entre esses estressores, um dos obstáculos mais desafiadores a serem superados ao se recuperar da separação é aquele que pode dominar até mesmo as pessoas mais pacientes e levá-las a serem dominadas pela amargura sobre o que aconteceu.
A amargura é desagradável. O que a torna tão feia é que ela tende a transformar você, uma pessoa gentil e razoável, em alguém que está com tanta raiva de sua própria situação de vida que é impossível se recuperar – exatamente o que você precisa fazer ao seguir em frente com o próximo capítulo em sua vida.
A amargura após a separação torna difícil para as pessoas estarem perto de você. Isso torna difícil para você se concentrar em todas as coisas boas que estão acontecendo em sua vida. E isso te impede de se mover.
Esse sentimento é uma combinação de raiva, desapontamento e ressentimento por ter sido tratada injustamente. Você notou isso? O verbo tratada está no passado e trata de coisas que aconteceram que você não pode mudar e não pode controlar.
Quanto mais você continua a olhar para o passado, mais difícil se torna, então comece a planejar seu futuro, a sua felicidade. E o resto da sua vida.
Está na hora de dar um basta nessa amargura.
Comece a canalizar esses sentimentos e essa energia para planejar sua nova vida. Sentir-se ressentida, amargurada por ter sido tratada injustamente durante o casamento é uma droga. Não é justo, nem certo que seu ex não tenha tratado você com o amor e o respeito que você merecia.
Mas lembre-se de que quanto mais tempo você se permitir sentir raiva por causa do mal que essa pessoa lhe fez durante seu casamento, mais tempo e mais fácil será para ele ter controle sobre você.
Depois dos 40, nos tornamos mulheres abundantes de energia emocional finita. Não a desperdice com o cônjuge com quem você não está mais.
Provavelmente, há um motivo para você não estar mais com essa pessoa, e se separar depois dos 40 deu a você a chance de começar de novo e fazer as coisas em seus próprios termos. Então, por que deixar seu ex ter mais controle sobre você? Esta é a sua chance de definir quem você é, o que deseja e onde deseja estar. E isso com certeza não tem nada a ver com seu ex ser capaz de ditar como você se sente, que é exatamente o que acontece quando você está ressentida.
Você pode deixá-lo ir. Você merece deixá-lo ir.
Exercício: Como deixar a amargura ir.
Escreva – e seja específica – sobre as coisas que exatamente a estão deixando amarga, com raiva. Escreva tudo o que aflora esse sentimento, mas não gaste muito tempo refletindo sobre esse tipo de sentimento, por dois motivos.
Um, porque os fatores que levaram você a se sentir assim estão no seu passado, que você não tem controle e não pode mudar.
Dois, porque a única maneira de superar esses sentimentos é reformular a forma como você pensa e como se sente sobre isso, e se concentrar no futuro. Precisa de alguns exemplos? Dê uma olhada abaixo!
- Eu me sinto amargurada porque me ferrei com dinheiro na separação.
- Eu me sinto amargurada porque vejo meu ex seguir em frente com seu novo relacionamento e eu ainda estou aqui sozinha, sem ninguém..
- Eu me sinto amarga e com raiva, pois enquanto ele tem tempo livre eu estou aqui assumindo todas as responsabilidades com os filhos.
O problema da amargura é que ela nos força a olhar para algo sob uma luz negativa, e não percebemos que ela é uma bênção disfarçada. Então comece a trocar seus pensamentos, para que ele se tornem novos sentimentos dentro de você, esse é o primeiro passo para iniciar a sua cura após a separação.
Vamos começar a reformular essa amargura interna
Estou sentido muita amargura porque meu ex se mudou e eu ainda estou aqui. Ok, não estou mais com meu ex, mas isso significa que não tenho que aturar toda a loucura dele. Ah, então ele tem uma nova parceira? Bem, deixe-a lidar com meu ex – estou melhor sem ele e agora estou livre e minha vida agora é minha. Ele realmente me fez um favor.
Estou melhor sem meu parceiro e, se houver alguma coisa, posso realmente me sentir feliz e aliviada por essa toxicidade não estar mais em minha vida, me arrastando para baixo.
Estou aqui sozinha sobrecarregada com as atividades escolares, tendo que me virar em duas e ele lá curtindo a vida. Ok, estou com muitas tarefas agora, mas estou com eles, que são a minha maior prioridade, então preciso focar neles, diminuir essa amargura dentro de mim e criar novas memórias afetivas, para no futuro eles sentirem orgulho da mãe que me tornei, após a separação.
Claro que isso não é fácil e nenhuma de nós quer canalizar internamente sentimentos rancorosos, mas para superar essa fase tão dolorosa da separação, vai precisar focar em você e começar a cura de dentro pra fora.
Você não tem e não deve lutar essa batalha sozinha.
É normal ter esses ressentimentos após uma separação. No entanto, se você não conseguir se livrar disso sozinha, lembre-se de que existe luz no fim do túnel e você tem a opção de pedir ajuda.
Dependendo de suas necessidades, você pode descobrir que trabalhar com um treinador de divórcio ou uma terapeuta pode ajudá-la a identificar o que o está impedindo e pode ajudá-la a seguir em frente.
Pergunta para refletir :
Como se sentir amargurada está te impedindo de seguir em frente após a separação?
O processo de recomeçar e reconstruir a vida após os 40, 50 anos ou mais, é realmente assustador, mas é importante lembrar que a cura é possível. Pode levar tempo e esforço, mas ao focar no autocuidado, construir um sistema de apoio e permanecer positiva, você vai conseguir se reinventar, seguir em frente e encontrar a felicidade.
Você não deve e não precisa ser prisioneira do sentimento de amargura, e não há razão para que isso controle sua vida. O futuro incrível que vem depois de deixar ir está esperando por você. E acredite, há alegria e vida após a separação.