Alimentação saudável mesmo com pouco orçamento
Nunca foi tão importante ter uma alimentação saudável, mas comer uma variedade de frutas, legumes e outros alimentos nutritivos tornou-se mais difícil para as famílias nos últimos anos, também para nós, Matriarcas, as quais somos responsáveis pelo sustento da casa, principalmente com o aumento absurdo dos preços dos alimentos.
É possível ter uma alimentação saudável gastando menos? Acreditamos que sim, porém vai precisar de um planejamento e escolhas inteligentes e vamos tentar te mostrar como é possível comer saudável mesmo com pouco orçamento.
Segue abaixo algumas dicas para uma alimentação saudável com orçamento limitado, para garantir que você e sua família estejam se alimentando bem todos os dias.
1. Planeje as suas Refeições e faça sua Lista de Compras
Segundo pesquisadores fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado aumenta a probabilidade de uma alimentação saudável e segundo eles essa lista age como uma espécie de escudo contra opções de alimentos não saudáveis.
Então, comece em casa, antes de sair para fazer suas compras, reserve um tempo para planejar e pensar no cardápio das suas refeições, e criar uma lista de compras, isso é uma ótima maneira de garantir que você tenha uma dieta equilibrada e atenda às suas necessidades nutricionais.
E, como toda matriarca sabe, planejar com antecedência pode economizar tempo e dinheiro, não apenas nas compras, mas também durante a semana de trabalho e escola dos filhos.
Verifique o que você tem na sua despensa, geladeira e freezer com antecedência para não comprar algo que já tenha o suficiente. Comprar algo que já tenha em casa, a menos que seja um grande negócio, pode apertar sua carteira e levar ao desperdício de alimentos.
Planeje seu cardápio para a semana. Ele vai te ajudar a fazer uma lista de compras consciente e planejar como as sobras podem fazer parte de outra refeição.
Por exemplo, sobras de frango podem se tornar um ingrediente de uma salada de frango em outro dia da semana.
As sobras de legumes podem ser transformadas em uma sopa de legumes nutritiva, enquanto as frutas que estão maduras demais podem se tornar deliciosas vitaminas.
Anote na sua lista quais ingredientes você vai precisar para cada refeição, bem como alimentos para ter à mão para lanches e algumas guloseimas.
Fique de olho nas ofertas, mas apenas dos itens que estão na sua lista, isso vai ajudá-la comprar de maneira mais inteligente e saudável.
Coma um lanche ou uma refeição antes de fazer compras. Quando você está com fome, tudo parece tão tentador e pode levar a uma compra impulsiva.
Leve sempre que possível as crianças junto e faça elas participarem ativamente desse processo, pois vão desenvolver habilidades para toda a vida.
2. Siga a sua lista.
Evite itens enlatados, mesmo sendo mais conveniente, normalmente são mais caros e fornecem menos nutrientes, em comparação com os preparados em casa.
Para manter suas metas de alimentação saudável e economia de dinheiro, também coloque limite na quantidade dos refrigerantes, batatas fritas, cereais açucarados e bolachas recheadas.
3. Encontre fontes de Proteína Acessíveis
A proteína é um importante bloco de construção de ossos, músculos e pele, e é especialmente importante para crianças em crescimento. Ovos, grão de bico, feijão, lentilha e sardinha são deliciosas fontes de proteína e são muito mais baratas que a carne.
4. Compre grãos 100% integrais.
Aveia é um grão integral saudável e barato, sem adição de sal ou gordura. O arroz também é barato, porém o arroz integral é uma opção mais saudável, comparado ao branco. Macarrão integral também é saudável, pode ser uma alternativa.
5. Escolha produtos da época e tenha sua feirinha em casa
Sempre procure comprar frutas e legumes na época, quando geralmente são mais baratos e mais saborosos, mas sempre opte por pequenas quantidades para evitar o desperdício de alimentos.
Você não precisa de um quintal grande para começar a cultivar frutas e legumes. Uma cesta suspensa pode fornecer morangos, um saco de cultivo pode fornecer batatas e você pode até cultivar abobrinha em uma caixa e mesmo que você tenha pouco ou nenhum espaço, um pote de ervas frescas no peitoril da janela é muito mais barato do que comprar variedades secas ou cortadas.
Considere ter sempre algo congelado, isso pode te fazer economizar e evitar ter que comparar algo pronto quando as crianças estão com muita fome e você está muito ocupada ou exausta para cozinhar algo naquele momento.
Qual a importância de se ter uma alimentação saudável?
Todas nós sabemos que uma alimentação saudável nem sempre será possível, pois nosso dia muitas vezes é corridíssimo, mas precisamos nos reinventar e organizar nossa alimentação saudável, mesmo na correria, pois ela é indispensável para uma vida em equilíbrio, tanto para nós como para todos que saboreiam as nossas refeições.
Essas dicas são para te ajudar a tornar a cozinha um local menos estressante, pois somos o que comemos e a energia que colocamos nas refeições que preparamos.