Compulsão alimentar – 5 dicas que irão te ajudar parar de comer por estresse
O que leva uma pessoa a ter compulsão alimentar? Comer sem estar com fome pode acontecer com qualquer uma de nós durante qualquer situação estressante do nosso dia, por esse motivo devemos ter cuidado e ficarmos atentas, pois esse padrão de comer sem estar com fome, geralmente ocorre quando comemos com base em nossas emoções,
São durante essas situações estressantes que acabamos recorrendo à comida como uma fuga ou um conforto momentâneo e isso pode levar a um caminho muito doloroso, que é o de comer demais e totalmente sem controle.
Portanto esta não é uma maneira saudável de lidar com esse sintoma, o qual consequentemente vai te levar ao ganho de peso, depressão e baixa autoestima.
O que fazer para tirar a compulsão alimentar?
Aqui estão 5 dicas de o que fazer para tirar a compulsão alimentar, caso você perceba que está comendo descontroladamente em determinados momentos.
Elas irão ajudar você a manter o controle e auxiliar para que seja capaz de lidar com esses problemas de uma maneira mais saudável e assim, consiga diminuir seus níveis de estresse.
Escolha alimentos saudáveis
A primeira dica para parar de comer quando se sentir estressada é comer de forma saudável, em momentos estressantes recorremos as famosas besteiras, como batatas fritas, chocolates, doces ou qualquer coisa gostosa que apareça na nossa frente.
Para evitar que isso aconteça, crie um diário alimentar para acompanhar o que você come, quando você come e a que horas você está com fome, assim vai observar e descobrir qual é o alimento-gatilho que está ativando a compulsão alimentar.
Preste atenção: Você não quer e não deve eliminar todas as suas comidas favoritas, porque isso só vai tentá-la ainda mais. O objetivo aqui é te impulsionar a fazer escolhas alimentares mais saudáveis, trocando suas besteirinhas por comida mais saudável, após se alimentar de maneira mais saudável, observe como vai se sentir mais motivada, trocando a culpa pela satisfação interior de ter dado esse passo.
Atividade física ajuda equilibrar o estresse e a diminuir a compulsão alimentar
A segunda dica é o exercício, em média, quando as pessoas estão estressadas, se sentem deprimidas e sobrecarregadas, o exercício ajudará a controlar o estresse e a mantê-lo saudável.
Você não precisa correr para a academia ou esteira, você pode simplesmente malhar em casa, fazer atividades com seus filhos, correr, praticar um esporte ou caminhar para ajudar a superar isso.
De acordo com estudos científicos, o exercício é um suplemento importante que ajuda a combater e reduzir o estresse, ele estimula a produção neurotransmissores de bem-estar, chamados de endorfinas.
Quanto mais atividade física você faz, mais seu cérebro produz esses neurotransmissores, aumentando a sua sensação de bem estar e prazer, sendo assim um forte aliado na compulsão alimentar
Meditar – equilíbrio nas emoções e sentimentos.
A terceira dica para acabar com a alimentação estressante é meditar, a meditação é uma ferramenta poderosa usada para estresse, ansiedade e depressão.
A meditação vai ajudar a diminuir seus níveis de estresse e trazê-la para uma atmosfera tranquila e reconfortante, mesmo que você não entenda as razões e o poder da meditação, meditar apenas por 5 minutos vai fazer uma grande diferença nessas situações.
Esta é uma maneira simples, saudável e muito eficaz de lidar com a compulsão alimentar, porque em momentos estressantes do dia, você terá uma nova saída para recorrer ao invés de comer.
Prevenir o tédio
A quarta maneira de tentar acabar com a compulsão alimentar é evitar o tédio, além de situações estressantes, muitas de nós recorremos à comida e comemos inconscientemente porque estamos entediadas.
Você pode preencher esses momentos ociosos com atividades como leitura, pintura, desenho, tricô ou até costura.
Também pode sair pela cidade, visitar uma galeria de arte, aprender um novo idioma, visitar a família ou amigos.
Há tem tantas coisas que você pode fazer para preencher o seu dia para evitar esse tédio, não importa onde você mora ou qual sua situação financeira se encontre, você tem recursos gratuitos para ajudar a quebrar o tédio do seu dia, pois é fundamental ocupar a sua mente com alguma coisa, para controlar a compulsão alimentar e consequentemente ela irá te direcionar para a comida somente quando for necessário.
Tenha um Grupo de Apoio
Todas nós precisamos de algum apoio para passar por momentos estressantes, ligar para uma amiga ou membro da família para obter apoio é uma ótima opção para ajudar e controlar nossa compulsão alimentar.
Na verdade, algumas outras opções, como ingressar em um grupo de apoio ou procurar uma terapeuta, a ajudarão ainda mais!
Falando com uma profissional, vocês poderão identificar juntas quais são seus estressores e os gatilhos alimentares que está acionando a sua compulsão alimentar, e criarão um plano que funcione melhor para você, dentro da sua realidade.
E sem dúvida outra ótima opção é participar de um grupo de apoio, porque você estará cercada por mulheres que estão tentando superar a mesma coisa que você e terá uma equipe de profissionais de apoio na mesma missão que você, o que será inspirador e edificante.
Nem sempre vamos conseguir sozinhas, por isso não deixe os gatilhos estressantes do dia a dia te levarem ao encontro da compulsão alimentar, encontre em uma dessas dicas o que for melhor para você e torne seu dia mais leve e mais feliz.
Lembre-se! Busque o seu melhor! Para ser Livre! Para ser Você!