Dia das Mães – as tradições pelo mundo
O Dia das Mães é uma data especial que é celebrada em todo o mundo. Embora a data exata possa variar de país para país, o objetivo é sempre o mesmo: homenagear as mães e a maternidade. a comemoração no Brasil ocorre sempre no no segundo domingo de maio.
Em muitos países, o Dia das Mães é uma tradição antiga, que remonta a séculos atrás. Na Grécia Antiga, por exemplo, a primavera era dedicada à deusa Rhea, mãe de todos os deuses. Na Inglaterra, o Dia das Mães remonta ao século XVII, quando era comemorado no quarto domingo da Quaresma como o “Domingo das Mães”.
Hoje em dia, o Dia das Mães é celebrado em todo o mundo, com muitas culturas tendo suas próprias tradições e costumes. No Brasil, por exemplo, é comum presentear as mães com flores, cartões e presentes especiais. Em outros países, como a Índia, o Dia das Mães é celebrado com festas e cerimônias religiosas, enquanto em outros lugares, como a França, é comum dar às mães um bolo especial chamado “flognarde”.
Origem do Dia das Mães
O Dia das Mães é uma celebração anual que homenageia as mães e a maternidade em todo o mundo. Embora as origens da celebração remontem a tempos antigos, a data moderna do Dia das Mães é comemorada em diferentes dias em todo o mundo.
Celebrar a maternidade é uma tradição antiga que remonta a muitas culturas e civilizações antigas. Na Grécia antiga, Reia, a mãe dos deuses, era homenageada no início da primavera. Na Roma antiga, a maternidade era homenageada durante o festival Hilaria no final de março e início de abril. Na Índia, a maternidade é celebrada há mais de 2.500 anos durante um festival conhecido como Matri Pitru Pooja.
Estados Unidos onde teve o início do Dia das Mães
O Dia das Mães teve origem nos Estados Unidos, onde foi criado pela ativista Anna Jarvis em 1908. Jarvis organizou a primeira celebração do Dia das Mães em 10 de maio de 1908, em homenagem à sua falecida mãe.
A celebração ganhou popularidade rapidamente e, em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, oficialmente declarou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães. A partir daí, a celebração se espalhou pelo mundo e é comemorada em muitos países em diferentes datas.
Tradições do dia das Mães pelo Mundo
O Dia das Mães se tornou uma celebração mundial, mas cada país tem suas próprias tradições. Aqui estão algumas tradições do Dia das Mães em diferentes partes do mundo:
No Brasil, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio.
O Dia das Mães é uma data muito importante para os brasileiros, a comemoração do Dia das Mães foi iniciada em 12 de maio de 1918, no Rio Grande do Sul, por iniciativa da Associação Cristã de Moços. A Igreja Católica também incorporou a tradição em 1947, por iniciativa do então cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, D. Jaime de Barros Câmara.
Algumas pessoas presenteiam suas mães com flores, chocolates, cartões ou presentes personalizados. Outras preparam um almoço especial em família ou levam suas mães para passear em parques ou locais turísticos.
Muitas escolas e instituições realizam eventos especiais em homenagem às mães, como apresentações de música, dança ou teatro. Além disso, muitas igrejas realizam missas ou cultos em homenagem às mães.
Em algumas cidades brasileiras, como Porto Alegre, é comum a realização de eventos públicos em comemoração ao Dia das Mães. Nessas ocasiões, são realizados shows, feiras de artesanato, atividades para crianças e outras atrações.
Na Argentina, é uma data muito importante comemorada no terceiro domingo de outubro
A tradição começou em 1924, quando a escritora Victoria Ocampo propôs a criação de um dia especial para homenagear as mães. A ideia foi bem recebida e, desde então, a data é celebrada em todo o país. Na Argentina, é comum que as famílias se reúnam para almoçar ou jantar juntos e presentear as mães com flores, cartões e presentes. As crianças costumam fazer desenhos e trabalhos manuais para presentear suas mães na escola. Além disso, muitas igrejas realizam missas em homenagem às mães neste dia.
No Reino Unido, o Dia das Mães é chamado de Mothering Sunday e celebrado no quarto domingo da Quaresma.
Nos anos 1700, o Domingo das Mães era marcado no quarto domingo da Quaresma por empregadas domésticas que voltavam para casa com suas mães para passar um tempo juntas. O costume começou ainda mais cedo quando os filhos adultos voltavam para sua igreja naquele dia, mesmo que tivessem se mudado para longe.
Na cultura atual do Reino Unido, a igreja distribui narcisos a todas as crianças para dar a suas mães, enquanto as filhas mais velhas assam bolos de frutas para a mãe.
Na Índia – reuniões de família para o dia das mães
Na Índia, existe um festival chamado Durga Puja que dura 10 dias e acontece em outubro para celebrar a deusa hindu das mães, Durga. A celebração remonta ao século XVI e é um momento de reuniões familiares e cerimônias religiosas.
As famílias passam semanas se preparando para o festival decorando suas casas, reunindo presentes e preparando comida.
Na França, bolos caseiros para o Dia das Mães
Após a Primeira Guerra Mundial, o governo francês começou a conceder medalhas às mães de famílias numerosas. A medalha foi concedida como forma de agradecimento por ajudar na reconstrução da população.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, foi declarado pelo governo que no último domingo de maio seria comemorado o Dia das Mães. Tradicionalmente, as mães recebem um bolo em forma de flor.
No Peru – A semana das Mães, com histórias, presentes e flores
O Peru provavelmente tem a melhor celebração do Dia das Mães de todas com a Semana das Mães! Sim, no Peru eles não celebram apenas as mães por um dia; eles comemoram por uma semana inteira.
Ao longo da semana, festas, passeios, almoços e jantares são organizados pelas famílias – dando às mamães um descanso tão necessário. E fica ainda melhor: as mães podem visitar exposições, festivais e museus gratuitamente durante a Semana das Mães, e os filhos contam histórias e poesias para as mães, presenteando-as com presentes e flores.
O Peru é único de outra maneira quando se trata de celebrar o dia das mães, já que os peruanos homenageiam as mães que faleceram visitando os túmulos das falecidas e apresentando balões e flores.
Dia das Mães na Irlanda
A Irlanda comemora o Dia das Mães da mesma forma que o Reino Unido. O feriado cai no quarto domingo da Quaresma, o Domingo das Mães. Como no Reino Unido, muitos filhos adultos moram e trabalham longe de casa, mas voltam para casa e geralmente trazem consigo um bolo para homenagear suas mães.
Na Rússia
O Dia das Mães foi comemorado no dia 8 de março durante a União Soviética. Após o colapso da União Soviética em 1998, o Dia das Mães passou a ser comemorado no último domingo de novembro com grandes comemorações nas quais crianças de todas as idades preparam refeições especiais para suas mães e presenteiam cartões artesanais e artesanatos com mensagens especiais.
Dia das Mães na Austrália
Flores tradicionais, chamadas crisântemos, são dadas às mães no Dia das Mães na Austrália. Essas lindas flores florescem durante o outono em ambos os hemisférios e são chamadas de mães, o mesmo nome que os australianos usam para mães.
Os cravos são outro favorito, com os australianos usando cravos brancos quando suas mães faleceram e cravos coloridos quando ainda estão vivas.
Dia das Mães na Polônia
O Dia das Mães na Polônia remonta a Cracóvia em 1923 e é conhecido como Dzień Matki. Após a Segunda Guerra Mundial, a celebração começou no dia 26 de maio. O Dia das Mães é comemorado nas escolas com eventos especiais, onde as crianças podem presentear suas mães com folhas de papel decoradas chamadas laurki que trazem mensagens especiais e flores.
Na Polônia, o Dia das Mães é um feriado oficial do governo, então comer fora e fazer compras com sua mãe não são opções. Todas as festividades acontecem em casa, geralmente incluem reuniões familiares e entrega de bolos e flores para as mamães.
Cravos para o Dia das Mães no Japão
No Japão, é celebrado em 9 de maio e uma versão do Dia das Mães foi criada após a Segunda Guerra Mundial para confortar as mães que perderam seus filhos durante a guerra. Todos os anos, em março, os cravos são apresentados para simbolizar a resistência e a doçura das mães na cultura japonesa. O branco é a cor de cravo mais comum usada hoje, mas originalmente os cravos vermelhos eram dados às mães vivas e os brancos exibidos para as mães que faleceram.
Crianças encenam peças para o Dia das Mães no México
Há uma história fascinante por trás de La Dia de la Madre no México. Quando as mulheres mexicanas começaram a optar por ter menos filhos e começaram a se aventurar no mundo profissional, a revista “El Hogar”, juntamente com a Associação de Senhoras Católicas, escreveram um artigo sobre os valores tradicionais mexicanos e os laços da maternidade. Logo após a publicação do artigo, o México comemorou seu primeiro Dia das Mães em 10 de maio de 1922 e continua a fazê-lo todos os anos desde então.
Todos os anos, o dia 10 de maio é um dos dias mais movimentados do México. Os restaurantes ficam lotados porque todos saem para almoçar ou jantar para celebrar a mamãe. As reservas são feitas com semanas de antecedência. Muitas famílias se reúnem para almoçar e ouvir música. Até os mais novos se envolvem encenando pequenas peças para suas mães e apresentando presentes, flores ou doces.
Dia das Mães na Etiópia – filhos preparam uma refeição para comemorar
Há um festival que acontece no início do outono na Etiópia, após o término da estação chuvosa, chamado Antrosht Festival. Assim que o tempo melhora, os familiares se reúnem em suas casas para as comemorações e uma grande refeição. Tradicionalmente, os filhos trazem a carne enquanto as filhas fornecem o queijo e os legumes. A família prepara um picadinho de carne e comemora dançando e cantando.
Dia das Mães – da comercialização ao seu real significado
A celebração do Dia das Mães evoluiu ao longo dos anos e, atualmente, é uma das datas com altíssimo crescimento comercial e impacto cultural em todo o mundo.
A comemoração do Dia das Mães é uma oportunidade para muitas empresas e comerciantes lucrarem com a venda de presentes, flores, cartões e outros itens relacionados à data. Em muitos países, a data é considerada a segunda mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal, e essa comercialização pode levar a preços inflacionados e pode fazer com que a data perca seu significado original.
Por isso as tradições citadas acima reforçam o verdadeiro significado e valor dessa data, enfatizando que é uma oportunidade para nossas famílias se reunirem, fortalecer laços e criarmos memórias afetivas com nossos filhos e nossas amadas mãezinhas.
- Caso não consiga estar com sua mãe nesse dia tão especial, que tal se inspirar nas 13 ideias de presente dia das Mães que preparamos e surpreender ela, mesmo estando distante.