Emagrecer – como perder peso depois dos 50?
À medida que envelhecemos, percebemos que é cada vez mais difícil emagrecer, perder aqueles quilinhos indesejados, muitas vezes entramos num looping frustrante que só com muita força de vontade, novos hábitos e amor próprio para conseguirmos sair dele.
E depois que passamos dos 50 anos, nossa é aí que percebemos na prática, pois fica mais desafiador quebrar velhos hábitos e formar novos. É preciso tempo, esforço e consistência para mudar nossos hábitos alimentares e adotar um estilo de vida mais saudável.
É importante começar aos poucos e fazer mudanças graduais, em vez de tentar reformular toda a nossa dieta e estilo de vida da noite para o dia. É fundamental comemorar cada pequena vitória e concentrar-se no progresso, não na perfeição.
Lembre-se que a perda de peso é uma jornada, não um destino, e nunca é tarde para começar a cuidar de si mesma e encontrar o seu equilíbrio para viver uma vida com mais leveza e felicidade.
É possível perder peso depois dos 50 anos?
Você pode estar se perguntando se é possível perder peso depois dos 50 anos ou por que é tão difícil emagrecer depois dos 50?
E honestamente, muito disso tem a ver com a desaceleração do nosso estilo de vida. É provável que você não seja mais tão ativa quanto antes, passando mais tempo sedentária do que nas outras fases da sua vida.
E de acordo com a ciência, essa fase dos 50 também é quando começamos a experimentar alterações metabólicas que também contribuem para termos menos energia e consequentemente emagrecer fica mais desafiador e o ganho de peso mais frequente.
Sua vida social provavelmente também está desacelerando neste momento. E os filhos não precisam mais da sua atenção como precisavam quando eram jovens, e seus amigos provavelmente não estão mais convidando você para correr no parque.
Talvez também esteja mais confortável e acomodada em seu trabalho, não precisando extrapolar nas atividades profissionais para dar conta das despesas.
No final, tudo isso contribui para que comecemos a tirar o pé do acelerador e diminuir o ritmo, consequentemente nossa vida fica menos ativa.
Como acelerar o metabolismo para emagrecer depois dos 50 anos?
Embora você provavelmente esteja recebendo menos convites para fazer algo com as amigas, isso não significa que você não possa convidá-las para fazer algo ativo com você!
Da próxima vez que tiver uma tarde livre, convide uma amiga para passear pelo parque. Dessa forma, você estará fazendo algo que é bom para o seu corpo e para a mente ao mesmo.
E se você ainda não fez, provavelmente é hora de trocar sua dieta por uma alimentação mais saudável. Antigamente, era fácil eliminar o excesso de calorias que você consumia.
Mas agora seu metabolismo mudou, então é preciso mais exercício para queimar calorias extras, por isso é melhor manter uma dieta saudável.
E se sua vida é especialmente sedentária, talvez também seja a hora de pensar em reduzir o tamanho das porções.
Qual o melhor exercício para emagrecer depois dos 50 anos? focada no Treinamento de Força
Além de apenas comer direito e tentar se manter ativa, comece a fazer atividade física focada no Treinamento de Força, pois à medida que envelhecemos é fundamental que você troque seus exercícios de cardio para mais treinamento de força.
Isso ocorre porque seus músculos e ossos estão mais propensos a serem lesionados agora do que nunca, e com treinamento de força adequado você pode preparar seu corpo adequadamente para o exercício e evitar lesões.
Mas isso não significa que você tem que parar todo exercício aeróbico, se você está acostumada, continue fazendo o que está fazendo! Mas saiba que para manter a força muscular é preciso dedicar muito tempo ao treinamento de força, pois ela tem a tendência de diminuir após os 50 anos, mesmo com os exercícios aeróbicos.
Estudos indicam que o treinamento de força também ajuda a aumentar nosso metabolismo, o que nos ajuda a ter mais energia, consequentemente quando temos mais energia para o nosso treino nos mantemos mais motivadas e seguimos no caminho certo para nossas metas de perda de peso. Mas não se esqueça de desenvolver uma rotina de exercícios regulares e cumprí-la.
Emagrecer depois dos 50 pode ser um desafio.
Sim, pode ser desafiador e isso acontece porque uma vez que chegamos nessa idade, nosso metabolismo começa a desacelerar e nossa vida se torna mais sedentária.
Portanto mude seus hábitos, faça um esforço para manter seu lado social ativo, comece a fazer uma alimentação mais saudável, e aos poucos comece a fazer atividade física focada no treinamento de força.
Dessa forma, ao entrar em uma nova fase de sua vida, você poderá se exercitar de maneira benéfica para o seu corpo e emagrecer ao mesmo tempo.
Mas lembre, aqui focamos no autocuidado, então tudo que for fazer, todos os novos hábitos implantados na sua vida devem ser com muita amorosidade e respeito ao seu momento atual, inclusive para emagrecer.
Não queira mudar tudo da noite pro dia, aprenda a valorizar cada passo dessa nova jornada e apreciar cada momento do seu dia.