O poder dos Probióticos na alimentação
Mas o que exatamente são probióticos, como eles podem auxiliar a nossa flora intestinal e e qual o poder que eles tem sobre nosso corpo?
Os Probióticos são microrganismos que vivem nos alimentos que consumimos, os quais são capazes de melhorar o equilíbrio da nossa flora intestinal. Eles facilitam a formação da chamada barreira probiótica no intestino, impedindo o desenvolvimento de bactérias que causam doenças no intestino.
Nós não somos formadas apenas de carne, osso, sangue e músculo, as bactérias e fungos também fazem parte desse nosso incrível ecossistema. Por isso uma das melhores coisas que podemos fazer para melhorar nossa flora intestinal é nos certificar de incluir os probióticos em nossa alimentação.
O iogurte é um ótimo probiótico e um exemplo com o qual a maioria de nós está familiarizada. Contanto que o iogurte não tenha sido pasteurizado, ele contém bactérias vivas e outros microrganismos que podem entrar no nosso intestino e ajudar na digestão dos alimentos.
É uma boa ideia incluir diariamente algum tipo de probiótico na sua alimentação. Pense em como uma manutenção, semelhante a tomar um multivitamínico.
Pra que serve os probióticos?
Os probióticos são uma ótima ferramenta para ajudá-la a preencher sua flora intestinal com bactérias boas. Eles estão disponíveis em forma de pílula e bebida, ou você pode obtê-los comendo alimentos ricos em probióticos diariamente.
Você deve estar se questionando onde encontrá-los caso deseje incluir eles na sua alimentação, então deve procurar por alimentos e bebidas fermentadas. Mas com certeza você já consome bastante deles e talvez ainda não saiba.
O iogurte é um ótimo exemplo. Assim como queijo, chucrute, e até picles.
Se nos certificarmos de incluí-los várias vezes por semana ou até diariamente, podemos ajudar nosso intestino e, com ele, melhorar nossa flora intestinal.
É importante que os alimentos fermentados que você decida comer tenham bactérias vivas neles. A maioria dos picles comerciais, por exemplo, foram pasteurizados, isso mata as bactérias e contribui para uma vida útil mais longa.
Se você procurar, poderá encontrar variedades com bactérias vivas (geralmente na seção refrigerada) e também pode fazer muitos desses alimentos fermentados em casa. Vamos percorrer alguns deles.
Quais são os melhores probióticos para consumir?
Existem muitos alimentos e você precisa encontrar qual vai de encontro ocm o seu paladar, abaixo vamos percorrer alguns deles para te ajudar nessa escolha e você decidir quais são os melhores probióticos pra consumir.
Iogurte
Iogurte é tão versátil. Você pode comê-lo puro, adoçar com um pouco de fruta ou mel, transformá-lo em uma refeição farta adicionando grãos como aveia, ou transformá-lo em um café da manhã fazendo um smoothie.
Procure iogurtes naturais e fique longe de variedades que tenham muito açúcar adicionado. O açúcar faz o que não queremos no nosso organismo, ele vai alimentar as bactérias ruins que não queremos em nosso intestino.
Kefir
Se você gosta de iogurte, vai adorar o Kefir. Tem muito mais probióticos que você não pode obter do seu iogurte. Com um sabor semelhante, ele é ótimo para smoothies e você pode comprar kefir ou fazer o seu próprio usando grãos de kefir.
O processo envolve colocar um litro de leite integral, pré aquecido em temperatura ambiente, em uma jarra misturado com alguns grãos de kefir e deixar por 24 horas, de preferência enrolado em uma pano e dentro do armário. Ele vai engrossar e adquirir o sabor azedo e levemente de queijo pelo qual é conhecido.
Queijo
O queijo é feito com a ajuda de bactérias. Se você conseguir encontrar queijo não pasteurizado, você pode contá-lo para sua ingestão de alimentos probióticos.
Chucrute e outros vegetais
O chucrute é um ótimo alimento rico em probióticos. Procure o tipo na seção refrigerada que não foi pasteurizado ou faça o seu próprio.
Basta um recipiente limpo, repolho, sal e tempo. Você pode fermentar e conservar outros vegetais da mesma maneira. Cenouras e pepinos são ótimas opções quando você está começando.
Kimchi, também como uma outra excelente opção, é um alimento fermentado que está sempre presente na mesa coreana. Ele é a base de couve chinesa fermentada e muitos outros ingredientes.
Transforme o ato de cozinhar em novas descobertas para a sua saúde e das pessoas que ama, continue buscando diferentes alimentos ricos em probióticos, sua flora intestinal vai agradecer.