O que afeta a autoestima?
Durante a nossa jornada, a maioria de nós deixa a autoestima despencar, pois sem perceber entramos num ciclo viciante em busca dos nossos objetivos pessoais e profissionais, e acabamos trabalhando descontroladamente em direção desses objetivos independente de dia e horário e consequentemente esquecendo de nós mesmas.
Muitas vezes, porém, somos desviadas por problemas e distrações e perdemos de vista nosso objetivo. Esse objetivo é afogado na agitação do dia, então além de perder a sua autoestima, você também se perde do objetivo final.
É por isso que é vital reservar um tempo diário para o seu autocuidado e pausar, para pensar , refletir e apreciar onde a vida te levou até agora.
Ter um Diário é uma das melhores ferramentas que você encontrará, com ele além de colocar seu planejamento, vai poder rastrear cada etapa da sua vida, e mensurar os pós e o contras enquanto alcança o sucesso que tanto deseja, enquanto cuida da sua autoestima.
Registre o seu caminho e recupere sua autoestima
A reflexão pessoal é a chave para garantir que você continue progredindo e cuidando de si mesma. Ao reservar um tempo diariamente para revisar suas metas , você pode calibrar melhor suas ações à medida que avança e garantir que esteja sempre se aproximando de sua visão.
Mas, antes de prosseguir, você precisa reconhecer uma verdade fundamental sobre o registro no diário : há muitas maneiras de fazer um diário para o sucesso . E embora haja algo que alguns chamam de ‘diário de sucesso’, aqui acreditamos que todo diário tem o poder de colocá-la no caminho para o sucesso se você estiver sendo verdadeira consigo mesma ao escrever nele.
O diário é uma maneira fantástica de construir sua autoestima. É uma prática muito usada na terapia e pela psicologia.
Ele funciona tanto para nós quanto para as crianças. Não existe regras para confeccionar o seu, ele pode ser construído só com a escrita ou só com colagens ou com uma combinação de ambos, não existe certo ou errado, o importante é que ele expresse quem realmente você é.
Há uma série de sugestões para ajudá-la a superar o medo da página em branco ou para ajudá-la a superar esses momentos de “hum, eu não sei o que escrever”. Este artigo fornece algumas sugestões, mas uma vez que você criar o hábito de escrever no seu diário, as ideias fluirão!
- Você pode tornar mais fácil romper a “barreira tímida” se achar difícil encontrar coisas positivas para dizer – você pode começar na parte de trás do diário e trabalhar para frente, escrever em espiral ou virar seu livro de lado ou de cabeça para baixo.
- Escreva as suas memórias mais felizes e inclua fotos de momentos ou pessoas que deixaram boas, como festas, viagens e entes queridos. Você pode fazer cronogramas dos melhores dias de sua vida que fazem você se sentir orgulhosa de si mesma, como a formatura, seu primeiro emprego, sua primeira viagem de carro sozinha, isso dará um salto na sua autoestima. Libere sua criatividade, escreva, inclua fotos e momentos que te façam se sentir nostálgica.
- Você pode usar afirmações para se lembrar de seus traços positivos e elevar sua autoestima, por exemplo.
- Eu sou gentil comigo e com todos a minha volta.
- Eu sou boa em…
- As pessoas gostam muito do meu…
- Estou orgulhosa de poder …
- Eu me amo e sou amada por…
- Sinto-me bem quando…
- Pense em três coisas com as quais seu Crítico Interior encontra falhas e conscientemente as transforme em coisas positivas – anote em seu diário. Você pode usar seu diário como uma maneira de visualizar seus objetivos – o que você quer alcançar, sentir ou fazer hoje, esta semana, até o próximo mês Ano?
- Você também pode fazer do seu diário um objeto bonito – vá a uma papelaria e compre suas cores favoritas em uma variedade de mídias – lápis, aquarelas, papéis de colagem, selos. Use glitter, adesivos, tintas – você pode enlouquecer e liberar a sua criança interior. Seu livro sobre você refletirá todas as sua cores interiores reprimidas. Ou talvez você prefira algo mais minimalista – faça do seu diário uma coisa de beleza monocromática, use lindas tintas japonesas ricas, papéis texteurizados, grafite. Experimente com canetas, lápis e pincéis – veja quantas linhas diferentes você pode fazer.
Quem tem mais autoestima
O objetivo aqui não é focar em quem tem mais autoestima que você e sim te impulsionar a viver a sua vida seguindo a sua essência, por isso acreditamos que o Diário pode te ajudar a seguir com mais leveza.
Faça do seu diário uma atividade que te faça mais feliz. Transforme ele em algo que você gosta de escrever e ler diariamente.
A principal função dele é que quando você estiver passando por momentos desafiadores ou que não esteja se sentindo tão bem consigo mesma, você tenha algo tangível para ter em mãos e olhar, isso vai ajudar a acabar com seu Crítico Interno e elevar a sua autoestima.