Perfeccionismo – A dolorosa destruição da Matriarca perfeccionista
Nos primeiros 40 anos da minha vida, o perfeccionismo esteve enraizado dentro de mim e vivi uma vida de constante e sufocante auto-exame crítico.
O perfeccionismo me desafiou e consequentemente me levou a alcançar muitas coisas, mas sufocou minha criatividade com uma voz negativa presente o tempo todo no meu ouvido que dizia: “Tem certeza de que quer tentar isso? Você pode falhar”.
O perfeccionismo recebe muito reconhecimento em nossa sociedade moderna e mesmo que o termo seja usado como um grande elogio. Na realidade, o perfeccionismo destrói e dilacera muito mais do que ajuda a criar.
Ele é uma proteção, uma maneira de evitar o fracasso, uma tentativa sem esperança de evitar a rejeição, executando-se em um nível impossivelmente impecável o tempo todo. O perfeccionismo liga as pessoas a padrões irrealistas e se torna uma garantia de desapontamento constante.
Eventualmente ser uma Matriarca Perfeccionista pode levar a uma exaustão e dissolver sua estrutura de aço, levando a um poço interminável de falhas e culpas.
Quando o perfeccionismo pode virar uma doença?
Entrar nesse ciclo vicioso da perfeição também pode levar essa matriarca a enfrentar alguns desses problemas:
1. Uma incapacidade de ser feliz com outra coisa que não a perfeição em qualquer aspecto da vida.
2. Frustrações frequentes e problemas nos relacionamentos com os filhos.
3. Ansiedade ou depressão crónica (ou ambas!)
4. Priorizar sempre o trabalho ao invés dos relacionamentos, momentos de prazer e seus problemas de saúde, os quais pioram com a falta desse cuidado.
5. Desenvolver um Estresse Crônico.
O Perfeccionismo prejudica não só a Matriarca, mas todas as pessoas que a amam, comprometendo esses relacionamentos e acabando com a sua saúde e o seu bem-estar psicológico.
O perfeccionismo é uma proteção, uma maneira de evitar o fracasso, uma tentativa sem esperança de evitar a rejeição, executando-se em um nível impossivelmente impecável o tempo todo. O perfeccionismo liga as pessoas a padrões irrealistas. É uma garantia de desapontamento constante.
O perfeccionismo é mais do que um modo de pensar, ele é um modo de vida que vai se enraizando dentro de nós e nos sufocando, porém sem nos darmos conta.
E Você, se considera uma Matriarca Perfeccionista?
Não sabe o que é ser uma pessoa perfeccionista?
Então considere as seguintes perguntas e observe como elas ressoam dentro de você.
1. Você pensa em termos absolutos? As coisas são grandes ou terríveis, negras ou brancas, felizes ou tristes? As perfeccionistas tendem a pensar em opostos, algumas vezes de forma trágica, enquanto outros pensam ao longo de um continuem.
2. Uma pequena falha em algo que você está fazendo faz você se sentir uma fracassada?
3. Seus padrões para si e para seus filhos são mais exigentes do que uma situação exige?
4. Você se sente como uma Mãe fracassada se você é menos de 100% perfeita? Na escola, se tirasse 90% A parecia um fracasso, em comparação com 100% A? Um “B” faria você se sentir uma perdedora?
5. Você não pode delegar as tarefas, porque você acha que seus filhos não farão como você?
6. Você está sempre atrasada para ir trabalhar no horário. Nenhum projeto pode ser perfeito, mas isso não impede você de tentar um resultado perfeito, ao custo de chegar na hora certa? Isso pode levar muito tempo para iniciar um projeto por causa de constantes ajustes e correções dos requisitos, ou de revisões infinitas do produto acabado, para garantir que ele fique impecável além de qualquer padrão razoável.
7. Sua auto-imagem e autoconfiança dependem das suas realizações e do que os outros pensam delas?
8. Você reconhece seus erros e se concentra neles muito mais do que seus sucessos, talvez até fique remoendo na mente esses erros?
9. Você pensa muito em “deveria”? Como ” eu nunca devo me atrasar” ou “meus filhos devem seguir exatamente como as minhas instruções” ou “esta tarefa deve ser concluída perfeitamente” etc. Quando pensamos “deveria”, muitas vezes tentamos impor nossas próprias ideias sobre como as crianças, os outros ou mesmo o mundo deveriam ser.
10. Os sentimentos de realização são momentâneos após conseguir algo muito importante para você?
No entanto, o perfeccionismo pode ser corrigido e pode se tornar um aliado nas tarefas diárias, desde que esteja disposta a se cuidar mais e decida implementar o autocuidado em sua rotina, tornando ele o seu novo estilo e vida.