Cidadania Italiana – Quem tem direito?

Anúncios
Anúncios

Nunca imaginei, mesmo sendo criada com toda a cultura italiana dentro de casa, que eu teria direito em solicitar o reconhecimento da minha Cidadania Italiana, desde a minha infância sonhava em conhecer novos países, novas culturas, viajar pelo mundo, mas confesso que a cada novo ciclo que passava eu ia perdendo as esperanças.

Um dos meus objetivos quando mergulhei no mundo digital era justamente esse, liberdade geográfica, trabalhar de qualquer lugar. Então poder reconhecer a minha cidadania italiana, aflorou dentro de mim esses todos esses sonhos.

Pois como sempre falo “não percebemos, mas aquilo que acreditamos, bem lá no fundo da nossa alma, algum dia tornaremos realidade em nossa vida”, e o Universo, mesmo com a minha realidade me levando a sempre desacreditar, tornou esse sonho real.

Anúncios
Anúncios

Foi um processo desafiador para essa grande mudança, surgiram muitas incertezas, medos e foi preciso desapegar de muita coisa para dar espaço para o novo que estava a caminho, mas após um processo denso, finalmente conseguimos organizar tudo para a busca do nosso reconhecimento da cidadania italiana.

Quem-Tem-Direito-A-Cidadania-Italiana
Fonte: Canva

O que é preciso para ter a cidadania italiana?

Agora presta atenção: Se você, assim como nós, tem algum Antenato(Dante Causa) que veio da Itália, provavelmente você também pode ir em busca do reconhecimento da sua Cidadania Italiana, mas antes de dar o pontapé inicial nessa jornada, você precisa verificar e buscar essa informação para saber se realmente tem esse direito.

Existem maneiras diferentes de reconhecer a sua Cidadania Italiana, a nossa foi via administrativa, por isso aqui iremos falar da nossa experiência, dar os passos para que você, caso também tenha esse direito, possa seguir e começar a buscar a sua documentação.

Quantas gerações têm direito à cidadania italiana?

Não importa qual geração, porque a cidadania italiana, até o momento, é uma das poucas cujo reconhecimento não tem limite de gerações.

O primeiro passo é começar fazendo a sua Árvore Genealógica, esse com certeza é o pontapé inicial da sua saga em busca dos seus direitos como cidadã italiana.

Após sua árvore preenchida, comece a busca pelas informações, não fique no achismo, para você saber se tem direito e conseguir dar o ponta pé inicial para reconhecer a sua cidadania italiana, você precisa ir atrás das seguintes informações:

  1. Decidir reconhecer a sua cidadania italiana – nós decidimos que iríamos para Itália no máximo em 6 meses e que a partir daquele momento todo nosso foco era no Reconhecimento da Cidadania Italiana. Todos nós abriríamos mão de coisas supérfluas e gastos desnecessários, para que isso realmente acontecesse.
  2. Descobrir o nome, local e data de nascimento do Antenato {quem foi o seu antenato que nasceu na Itália, ele foi o seu Trisavô ou Bisavô ou Avô}
  3. Ter certeza absoluta que o seu Antenato Italiano não se naturalizou brasileiro antes do nascimento do seu filho, o qual dá sequência na linhagem – ELE ATÉ PODE TER SE NATURALIZADO, DESDE QUE SEJA APÓS O NASCIMENTO DO FILHO QUE DÁ SEQUÊNCIA NA SUA LINHAGEM.

Veja o exemplo abaixo para que entenda melhor: 

O Bisavô do Carlos se naturalizou brasileiro no ano de 1946, o seu avô{que dá sequência na linhagem} nasceu em 1926, o Carlos tem direito a cidadania italiana, pois quando o seu avô nasceu o bisavô dele ainda era italiano. Agora, se o bisavô do Carlos tivesse mais filhos depois de 1946{quando se naturalizou brasileiro} os primos dele não teriam direito, porém o Carlos não perderia o seu direito de ser reconhecido como cidadão italiano, pois o seu Avô nasceu em 1926, porém se o avô do Carlos tivesse nascido em 1950, ele{o Carlos} também teria perdido esse direito.

No nosso caso, o nosso Trisavô foi o Antenato Italiano que veio para o Brasil, então começamos a busca do documento que provasse essa informação, no nosso caso a Certidão de Nascimento dele na Itália.

Nós tivemos muita sorte, pois graças ao nosso primo que já tinha reconhecido a cidadania, essa informação ficou mais acessível.

Busca da Certidão de Nascimento do Antenato – Descobrimos o local que nosso Trisavô nasceu na Itália, como já mencionei, nós fomos agraciados, pois nosso primo já tinha reconhecido a cidadania, então nos passou essa informação, aqui pode ser cansativo, caso não faça ideia de onde seu antenato nasceu, mas precisa começar por aqui.

Entramos em contato com a Paróquia e contratamos os serviços de uma pessoa que faz esse trabalho na Itália, para buscar e nos enviar a de nascimento do nosso amado trisavô…E em 20 dias estávamos com o documento em mãos.

Mas preste atenção: Sempre busque pessoas que tenham sido indicadas por quem você confia, isso diminui o risco de cair em golpes.

Próximos passos para seguir a saga da cidadania italiana?

Talvez aqui comece um dos passos mais cansativo e talvez o que faça você querer desistir no meio do caminho, é a hora de reunir todos os outros documentos da linhagem até chegar em você para reconhecer a cidadania italiana.

Mas calma, vamos detalhar cada passo da nossa jornada, mas já temos uma boa notícia: você não vai precisar visitar pessoalmente cada cidade onde os documentos dos seus antenatos estão localizados para obter uma Certidão. Você pode fazer sua pesquisa com os contatos dos cartórios das cidades, entrar em contato com as igrejas ou cúrias, e solicitar os documentos necessários junto a essas entidades, tudo por e-mail ou telefone.

Dica: converse com os mais velhos, escute suas histórias, eles tem informações preciosas que vão fazer você se encantar ainda mais por esse processo, não fique presa apenas nos documentos, buscar nossas origens é nos proporcionar uma viagem sem sair do lugar.

Nos acompanhe aqui no portal que vamos relatar toda a nossa experiência no decorrer dessa incrível jornada pela busca do nosso reconhecimento da cidadania italiana.