Preocupação – 7 maneiras de usar a meditação para superá-la
Quando a preocupação domina nossa mente temos a tendência a ficar estagnadas, congeladas, sem saber o que fazer, como fazer e muitas vezes não conseguimos nem sequer sair do lugar ou seguir em frente.
Quando as preocupações não está sob o nosso controle, temos o poder de descarrilar tudo, colocamos nossas emoções literalmente ladeira abaixo e acabamos num piscar de olhos com o nosso lindo dia.
Se você está se perguntando como superar a preocupação através da meditação, há uma boa chance de você já ter ouvido falar sobre os benefícios dessa técnica e como ela pode te ajudar a enxergar as coisas por outro ângulo.
Usar a meditação, no entanto, é uma maneira simples e eficaz que pode nos auxiliar a colocar as coisas no seu devido lugar, de volta nos trilhos, mas precisamos começar a usá-la e fazer dessa técnica a nossa aliada para atacar e conseguir superar a preocupação.
7 maneiras de usar a meditação para superar a preocupação
Permaneça e foque no momento presente para aceitar a preocupação
Você começa dando um passo para trás para examinar o pensamento que está preocupando você, começa com a aceitação do próprio pensamento.
Este é o coração da meditação. Tentar ignorar a preocupação só piora a situação. Ao dar ao pensamento a sua atenção e, em seguida, colocar um rótulo nele, você tira totalmente o poder dele.
Por exemplo, se você está preocupada com dinheiro, pode começar dizendo a si mesma: “Sim, estou preocupada em pagar as contas este mês”. Mas essa preocupação não vai me tirar dos trilhos.
Encontre as emoções que estão surgindo enquanto passa por essa situação
Depois de rotular suas preocupações, identifique a emoção que a acompanha. Uma vez que você tenha isso, pergunte a si mesma honestamente, o que essas emoções fazem você sentir vontade de fazer?
Supere a preocupação com a normalidade
Em vez de evitar a preocupação, preste atenção consciente a ela e lembre-se de que essa preocupação é normal. Faça isso toda vez que ela surgir. Eventualmente, ela vai ficando menos ameaçadora.
Procure padrões que acionam os gatilhos da preocupação
Essas preocupações surgem em determinados momentos? Usar a meditação significa que você está prestando atenção aos seus pensamentos no momento.
Entender seus gatilhos é uma ótima maneira de evitar que o pensamento preocupante aconteça, pois você se encontrará observando e pegando esses pensamentos prejudiciais muito mais rápido e poderá superá-los, desligá-los muito mais rápido.
Redirecionar seus pensamentos para superar a preocupação.
Com a meditação, você está muito consciente das preocupações no momento em que elas começam. Isso também significa que você é capaz de assumir o controle desses pensamentos e girá-los em torno de outra coisa imediatamente, colocando sua atenção lá.
Permita que a emoção se desenvolva
A preocupação vem com uma série de emoções negativas. Meditar significa que você está ciente do que está sentindo agora.
Se você sentir que está sendo dominada pelos seus medos e ansiedade, juntamente com a preocupação, deixe-os se desenrolar, observando-os como se estivessem à distância, ao fazer isso, em vez de sufocá-los e torná-los ainda maiores, você permitirá que eles se dissipem naturalmente.
Enfrente suas preocupações e descubra o que realmente importa.
Preocupada em tentar algo novo? Em vez de evitá-lo, tente de qualquer maneira. Às vezes, a preocupação está lá por uma boa razão. Mas quando você se depara com preocupações irracionais, em vez de evitá-las, tente agir de qualquer maneira. Ao tomar medidas, você pode descobrir que realmente não tinha nada com que se preocupar em primeiro lugar.
Não deixe que o medo o impeça de experimentar coisas novas e descobrir o que realmente importa.
Não existe mágica
Quanto mais você meditar mais sintonizada consigo mesma e com seu corpo você se sentirá. Isso ajudará você a entender melhor a si mesma e a controlar as suas emoções.
Lembre-se, o objetivo da meditação é estar no momento presente e prestar muita atenção ao que está acontecendo interna e externamente.
Praticar a meditação regularmente pode ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade e a preocupação. Lembre-se de que a meditação é uma técnica que requer prática e paciência para ser dominada. Com o tempo, você poderá notar uma melhora em sua capacidade de lidar com a preocupação e outras emoções negativas.